Programar era DIFÍCIL até que aprendi essas 5 lições.
September 22, 2024
Introdução
Você acha que programar é difícil? Você tem dificuldade em aprender algoritmos mais avançados Você fica perdido Quando o código começa a Crescer? Você já pensou em desistir por conta disso ? Nesse artigo você vai conferir 5 lições importantes que vão deixar seu aprendizado de programação mais fácil. Essas lições foram adquiridas ao longo de mais de 16 anos de carreira em desenvolvimento de software e após eu ter feito mestrado e doutorado em computação aplicada.
1- Aprenda praticando
Um dia você vai aprender, assim como eu aprendi, que existe uma diferença entre conhecer o caminho e trilhar o caminho. Programar é como andar de bicicleta, você só aprende praticando. Não adianta ler vários livros, assistir vários tutoriais no youtube, ou apenas ouvir o professor na sala de aula.
Se você não colocar em prática os conceitos, você nunca irá aprender a programar de verdade. Ao estudar música, se você apenas estudar a teoria musical, ler a partitura, conhecer a história de como a música foi composta, não dá pra afirmar que você é um músico de verdade. Assim como na matemática, apenas saber a teoria não garante que você vai saber resolver uma questão. É preciso treino, é preciso experiência em resolução de problemas, até o ponto quando você se deparar novamente com um problema, ele vai parecer trivial.
2- Programação não é linguagem de programação
Existem mais de 1.300 linguagens de programação em uso no mundo. Entre as mais populares, estão: JavaScript, Python, Java, PHP, C#, TypeScript, C++, Ruby, C, Swift. Você vai precisar de uma vida inteira para aprender só a sintaxe de cada uma delas. É por isso que você não pode confundir programação e linguagem de programação.
Aprender a programar envolve aprender conceitos teóricos como algoritmos e estrutura de dados. Aprender linguagem de programação envolve aprender a sintaxe, bibliotecas e o paradigma de cada linguagem. Diante desse cenário, muita gente pergunta, qual a melhor linguagem de programação ou se Java é melhor que Python. Isso na verdade é uma discussão improdutiva que não vai te levar a lugar nenhum. Linguagem de programação boa é a linguagem que resolve meus problemas. Linguagem de programação boa é a linguagem que paga as minhas contas. Confira abaixo o seguinte exemplo de um trecho de código para inicializar um vetor em três linguagens diferentes.
// em java
int[] vet = new int[10];
for(int i = 0; i < 10; i++){
vet[i] = i * 2;
}
// em c++
int vet[10];
for(int i = 0; i < 10; i++){
vet[i] = i * 2;
}
// em python
vet = []
for i in range(10):
vet.append(i * 2)
Percebeu como Java e C++ são bem parecidos mas Python é diferente? Porém ambos implementam a mesma ideia.
3- Domine os fundamentos
Domine os fundamentos e jamais precisará aprender mais que uma linguagem.
Os conceitos fundamentais servem como alicerce para compreender tópicos mais complexos. Sem uma compreensão clara dos princípios básicos, é difícil avançar e assimilar tecnologias e linguagens mais sofisticadas.
Dominar os fundamentos na programação não é apenas sobre saber "como" programar, mas entender o "porquê" por trás das tecnologias e metodologias utilizadas. Isso leva a um desenvolvimento profissional mais completo e a habilidades que perduram, independentemente das tendências tecnológicas.
A propósito, se você tem dúvida se quer seguir essa área ou não, tá começando agora e não quer fazer um investimento pesado para depois se arrepender. Eu te convido a conhecer meu curso como programar em python que contempla os fundamentos da programação por um preço bem acessível. É só usar o cupom de desconto (FUNDAMENTOS) nesse link. Aproveite essa oportunidade.
4- Priorize entendimento
Outra lição que pode tornar seu aprendizado mais fácil é priorizar o entendimento. Já virou até meme, programadores que copiam e colam o código que pesquisam na internet sem ao menos tentar entender. Muitos programadores usam respostas prontas do stackoverflow sem ao meno analisar o que o código faz, contanto que resolvam seus problemas. Ainda mais agora na era da IA generativa, é só pedir que ela fornece o código para você de bandeja.
Isso irá prejudicar sua evolução pois programar envolve raciocínio e lógica, algo que você perde ao apenas replicar o código dos outros para solucionar seu problema. Perceba que eu não estou condenando a prática da busca pela solução, que é muito bem vindo diga-se de passagem, mas sim, a prática de copiar e colar código sem se dar o trabalho de entender o que se está copiando.
Quando eu estava desenvolvendo o site acampmax.com, era a primeira vez que iria hospedar na Vercel usando NEXT.js e não sabia como configurar a variável de ambiente para conectar o google analytics, mas eu já sabia o que tinha que fazer. Eu tentei configurar como fazia em outras plataformas, porém não estava funcionando. Após uma breve pesquisa, descobri que tinha que adicionar o prefixo NEXT_PUBLIC ao nome da variável para funcionar. A experiência em entender que eu precisava configurar a variável de ambiente me fez economizar tempo para implantar esse site, tá ligado?
5- Como depurar seu código
Existem dois tipos de erros na programação. O erro de sintaxe e o erro de lógica. O erro de sintaxe é fácil de identificar e resolver, pois o compilador/interpretador vai forncecer a descrição do erro para você. Essa descrição contém o tipo de erro e a linha onde foi gerado o erro.
Os erros de lógica são mais difíceis de identificar, e você precisa de uma técnica chamada de depuração de código, ou debug, para facilitar sua vida. Programadores iniciantes geralmente utilizam alguma função nativa da linguagem para imprimir uma mensagem na tela para simular a execução do código para identificar o erro. Uma técnica mais eficiente é utilizar um depurador de algum ambiente de desenvolvimento.
Por exemplo, o código abaixo contem o algoritmo Ordenação por inserção. Eu posso utilizar o depurador do VSCODE para verificar a execução passo a passo do algoritmo e assim descobrir se há algum erro lógico em sua implementação. Em cada passo, o depurador vai atualizando os valores das variáveis contidas no código.
Conclusão
Programação não é fácil, mas também não é difícil. Para ter sucesso no aprendizado basta ter dedicação e empenho para praticar os conceitos aprendidos, entender que aprender programação é diferente linguagem de programação, saber a importância de dominar os fundamentos, priorizar entendimento em detrimento ao hábito de copiar e colar, e ter em mãos uma boa ferramenta de depuração de código.